sábado, 13 de agosto de 2011

Lente #1

A lente de uma câmera fotográfica é semelhante a um olho humano. A função da lente, é ser um visor de imagens que as leva a memória do seu chip, que são gravadas e passadas ao seu computador. Seus olhos fazem as mesmas coisas, vê uma imagem, passa para seu cérebro que grava em sua memória.
Não adianta você ter o melhor corpo de câmera do mundo, com uma lente ruim, o importante é ter uma lente boa, mesmo que o corpo da câmera seja bem simples. Se você tem uma grande lente, você tem uma grande câmera. 
Tumblr_lpdvc8aq9a1qfrr2oo1_500_large
Cada pequena mudada de posição que ocorre com sua câmera, muda a forma do sensor fazer a leitura da cena.

Nossos olhos, quando olhamos para algo, e o sol está muito forte, fechamos nossos olhos e deixamos uma pequena passagem de luz para que possamos enxergar o bastante, na câmera, a um mecanismo que funciona da mesma forma, que se chama diafragma.

Abertura do diafragma
O diafragma tem a função de deixar apenas a quantidade certa de luz penetrar na lente para que você possa fotografar.

Quanto maior o número f, menor a abertura. Quanto menor o numero f maior a abertura.
Por isso: ao fotografar com muita luz, use uma abertura menor, para que a foto não fique excessivamente clara e ao fotografar com pouca luz, use uma abertura maior para que a imagem não fique escura.

Observe em sua lente, há uma informação gravada nela onde afirma o tamanho de sua abertura ex: f 3.5. Isso significa que ela te uma abertura de diafragma começando em número f 3.5.

A abertura ideal é a f 5.6, devido a fidelidade de cor que essa abertura nos proporciona. Por isso, o melhor horário para se fotografar é quando podemos usar essa abertura, entre 8h e 9h30 e 16h30 e 17h.

Nas câmeras fotográficas, existem um mecanismo chamado fotômetro que lhe indica qual abertura usar em cada situação, mas lembre-se que ele não passa de um mecanismo, e quem decide como será sua foto é você.

Uma lente para ter qualidade fotografica, deve iniciar pelo menos de f 2.8, para que possa fazer fotografias legais até mesmo em locais com pouca luz ou a noite. Em casos de lentes muito boas como as da marca Leica, uma lente que inicia em f 3.5 é aceitável.

Erro de paralaxe
Quando você puxa um zoom grande em certo assunto por exemplo, isso faça com que a imagem ao redor de seu assunto se torne achatada, como se tudo fosse muito curto ou pequeno, muitas vezes, isso é necessário ser feito, porém, não corresponde a realidade, ou seja, você está cometendo o erro de paralaxe. O assunto ficará completamente fora da realidade e com proporções irreais a real composição. Esse é um erro que ainda não conseguimos mudar.

Lente 50mm: A solução
Por isso a lente 50mm é a lente ideal para que você não cometa esse erro. Ela mostra tudo como realmente é, em proporções reais, sem erro de paralaxe. Seria ótimo se conseguíssemos sempre fotografar com essa lente, ela mostra a imagem da mesma forma que o olho humano vê.
Essa é a lente que se usa para fotografia publicitária, pois as agencias exigem que a proporção dos produtos fique com proporções iguais a real.

A lente 50mm também é uma ótima escolha para quem trabalha com fotografia de estúdio, é uma lente clara, fixa, e que não "deformará" o rosto das pessoas, é claro que será necessária outra também afinal, quando você for tirar um retrato do rosto de uma pessoa, você não pode ir lá e ficar bem encima do rosto da pessoa, não é?


Resumo

2 comentários: