sexta-feira, 22 de julho de 2011

Relação entre a luz e a fotografia

O que todo iniciante deve saber

Foco e profundidade de campo:
O foco será a parte da foto que você quer dar mais atenção, a parte da foto que estará mais nítida e visível. Há o foco manual (você gira o anel da lente) e o automático (sua própria câmera faz o trabalho por você).
A profundidade de campo será os objetos perto do seu objeto focado que estarão focados também.
  • Profundidade de campo maior deixa os objetos ao lado do seu foco focados também.
  • Profundidade de campo menor deixa os objetos ao lado do seu foco desfocados.

Distância focal (zoom): É a distância entre o objeto fotografado e a lente, define o quanto você pode ver a partir dela. Medido em milímetros (mm), quanto maior o valor, menor será o ângulo de visão da lente. E quanto menor o valor, maior será o ângulo de visão da lente.

Exposição: Quantidade de luz que é usada para fazer uma fotografia, o que dependerá da abertura do diafragma, ISO e velocidade do obturador.
As câmeras possuem alguns mecanismos que servem para nos dizer se a exposição está correta (não é sempre que esses mecanismos estão certos).
O retângulo mostra a exposição atual da foto, quando ele estiver no meio, é que o mecanismo julga a sua exposição como correta.
Quando o retângulo está para o lado do - (esquerda) quer dizer que sua foto está escura. E se ele estiver pro lado do + (direita), quer dizer que sua foto está clara demais.

ISO:  É a sensibilidade do sensor a luz. Quanto maior o ISO, maior será o ruído e granulação da imagem. As fotos com ISO baixo são mais limpas e suaves. O ISO 100 é classificado como "normal" e irá proporcionar fotos com pouco ruído. Velocidades mais altas de ISO devem ser usadas com aberturas menores e vise e versa.

Abertura do diafragma: Define o quanto de luz penetrará na lente. Quanto maior a abertura mais luz penetrará em sua lente e quanto menor a abertura menos luz.
Quanto menor o valor de f da lente, maior será a abertura do diafragma. E quanto maior o valor de f, menor será a abertura do diafragma.
  • Quando você estiver fotografando em lugares com pouca luz, tente usar uma abertura maior, que permitirá que mais luz penetre.
  • Quando você estiver fotografando em lugares muito claros, tente usar uma abertura menor, que permitirá que e menos luz penetre.
Velocidade do obturador: Determina quantidade de tempo que o diafragma ficará aberto expondo o sensor (quanto menos tempo menos luz entra, quanto mais tempo mais luz entra)
  • Quando usar uma velocidade alta, sua câmera poderá captar objetos que estão sendo movimentados como se estivessem parados da forma desejada.
  • Quando usar uma velocidade baixa, sua câmera captará o objeto em movimento um pouco "embaçado" o que dará uma impressão maior de movimento para quem ver a foto.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário